O mês de outubro é findo... e meu blog não está bombando...rsrsrsrsrsrsrs... Não se preocupem, não é por isso que anseio, rsrsrsrsrsrs... Comentei isto porque li em um outro lugar, uma frase que dizia: "Ninguém deixa um post no seu blog? Não se preocupe, nós entendemos isto muito bem." É de um site de uma companhia de humor, Os Barbixas, com "x" mesmo... Descobri essa turma de três há quase duas semanas e tenho rido com eles... Tô quase doida pra assistí-los no teatro em Sampa...
Bom, mas não é pra falar deles que vim. Vim pra dizer que minha comelança por aí continua. O blog da Stella está ótimo, excelente, de muito bom gosto!!! O do Eduardo Mano também. Gosto do jeito que ele escreve. Parece que a gente está numa sala com ele conversando, petiscando, rindo até lagrimar...
Hoje ganhei um presentinho do Papaizão. Dúvidas foram dissipadas, aquelas que a gente vive colocando aos pés dele até chegar aos joelhos... Não que me preocupassem, mas que quando apareciam em momentos intimistas, deixavam outro período de inconformismo ("Mas como é que pode um negócio desses, Pai?"). Mas chega de mistérios. Vamos aos fatos.
Há quatro anos, especificamente em 2004, aceitei o cargo de regente do coro de jovens da minha igreja. Tinha acabado de me casar; tava cheia de gás após cinco anos de curso de música...enfim, "seca" pra gastar o conhecimento acumulado até ali. Preparei um repertório digno de responsa!! Do médio ao difícil. O coro que tinha em mãos faria tudo com os pés nas costas!! Mas... nem tudo, cara mia, nem tudo...
Encontrei no grupo uma parte "seca" pra coisas novas (e eu começara a enveredar pelos caminhos da música evangélica brasileira) e outra parte reticente quanto a essa novidade... Passei dez meses com eles, instando na Palavra, preparando estudos e meditações rápidas para tornar o ensaio o mais espiritual possível, puxando-os pra cima tecnicamente, inovando no que podia, trazendo à tona algumas de suas "velharias" (no bom sentido), as de bom gosto... Coisas de regente... E paralelo a isto, o grupo minguava... os comentários aumentavam... Resumo: mesmo mudando repertório para "menos" ("Ai, que música difícil, prefiro o Brooklin..."), reformulando-o por duas vezes, mesmo disposta a consentir com algumas coisas que não feririam minha filosofia de trabalho (gente!!!! se não a têm, tenham uma, o quanto antes!!!), fui saída do coro assim como fui entrada, assim: zip-zap-zum!... Doeu. E por muito tempo não consegui ouví-los em cultos que participassem.
Mesmo admitindo meus erros (e não estamos longe de tê-los!) não conseguia entender qual o motivo de tanta discordância. Aí fui informada de que eles queriam ser um Coro de Adoradores (entre outras coisas...) rsrsrsrsrs....entenda isto quem for capaz...... whatever....acho que estavam se referindo ao estilo Worship Choir, parente do Doen Moen e bando (não, não é banda...). Gosto de algumas de suas produções, mas é muita massificação pedante pro meu enjoado gosto... Bem, voltando ao desejo do coração do coro em questão, era isso o que queriam... Vi as coisas caminhando pra isso, mas senti que Alguém (...) pôs um breque no andar daquela carruagem. Mas eu já estava a milhas de distância, admirando a paisagem, ou pelo menos tentando...
Foi esse o cenário para que zilhões de perguntas brotassem. Entre elas:
1) Onde foi que eu errei? Respondida esta pergunta na época mesmo, depois exclamei:
2) Senhor!! Não é possível que mesmo buscando fazer a coisa certa, eles não tenham entendido o fim de tudo que não é fazer música, mas adorar com a vida Àquele que a inventou!!! Perguntei outra vez:
3) Será que nada do que falei ficou guardado?
4) Por que será que os meus erros soaram mais fortes do que meus acertos? (E eu sei que os tive.)
Mas ele só me respondeu à pergunta 3... E é esse o presente de que falei no início. Agora vou colocar aqui um e-mail (que são três...) que vai esclarecer esse anuviado de informações (leiam de baixo para cima, dãããã... tirei os emails outros e alterei nomes para não haver constrangimentos):
"--- Em 30/10/2008, [Maria] escreveu:
OI valéria!!
Fiquei feliz q vc ficou sussa tb!! Ufa!! Graças a Deus todas as respostas estão sendo positivas.Deve ter algumas reclamaçõezinhas rodando por aí, mas eu realmente estou em paz e sei q o [diretor de música] tb :)
bom, qt à sua parte, fica REALMENTE tranquila q nao foi ela q transbordou. Mto pelo contrario, foi uma das poucas que estava andando! auahuha! Foi um amontoado de coisas embaçadas mesmo que nós entendemos como negativa de Deus.
E pra tomar essa decisão ... sabia que eu me lembrei de vc? Nem sei se vc vai se lembrar disso mas qd vc estava à frente do coral de jovens, nunca mais esqueço, estava ensaiando acho que era pra uma peça do mark hayes (linda, por sinal) de páscoa que o coral tava meio q levando na flauta. Aí vc deu um pito em todo mundo e disse que se precisasse cancelar e dizer para a igreja que não faria porque nao estava bom, vc teria coragem de fazer isso, porque, afinal, nao era pra igreja, e pra Deus não se faz qualquer coisa. Sério, Valéria, aquilo me marcou, a coragem q vc falou com o coral e a forma de abordagem de que "me importa agradar a Deus e ponto", me marcou tanto que vc nao faz idéia. Ou agora faz, visto q eu botei em prática ahhahaha!! estou falando isso de coração, que aquele dia nunca mais saiu da minha cabeça e sempre usei como exemplo pra mim. É, filhota, vc foi muito importante na minha formação de liderança, tá vendo? :)
agora... vou fazer um projeto decente pro negocio andar decentemente ano q vem! aí a gente destrói! pra depois de abril vc acha q vai ter disponibilidade de ensaiar os solistas? só pra eu botar no planejamento!
Obrigada mesmo pelas suas palavras, fiquei tão feliz e encorajada q vc não tem idéia!
AEEEE!!
beijo e nao chora.
--- Em 27/10/2008, Valéria Bianconi <valeriarovabian@yahoo.com.br> escreveu:
[Maria], mo bem!!
Quero deixar expresso aqui minha preocupação em não ter contribuído de forma a ajudar vcs como deveria. Talvez, se eu não tivesse demorado em lhe dar a música que faltava para ensaiar o solista, o caldo não engrossaria e não teria derramado. Não estou falando em imprescindibilidade, mas sempre há uma gotinha que derrame o leite, ou uma cereja que derrube o sorvete... Perdoe-me por essa minha imensa falta!!! Quero contribuir para o desenvolvimento da igreja e não para o encalhamento dele. Mais uma vez perdoe-me e saiba que esta decisão corajosa deveria ser tomada por muitos por aí. Há sempre reclamação, algumas conjecturações a respeito dos que estão a frente, mas faça como todos os servos de Deus ansiosos por ouvirem a voz dEle: Não tenha medo!!!
Bjk procê! Tô contigo e não abro tb!! Até pra levar as lambadas que mereço... Só não use varinha de amoreira...que dói!...
--- Em seg, 27/10/2008, [Maria] escreveu:
Assunto: Quando Deus diz "não"
Data: Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008, 1:30
Pessoal,
Por favor peço a atenção de vcs para ler este email pq é realmente importante :)
Procurei falar com todos pessoalmente na igreja, mas infelizmente não foi possível. E como não gostaria q logo vcs que estão envolvidos no teatro e produção soubessem de qq jeito, achei melhor mandar este email de esclarecimento oficial!
Como vcs sabem, tínhamos agendado a apresentação do musical dos jovens deste ano para 30 de novembro, mas devido a uma série de fatores e depois de muito tempo de oração pedindo a orientação de Deus para Coral e Teatro, eu e o [diretor de música] entendemos que para apresentar este musical da forma como Deus quer - aproveitando o máximo dos dons e talentos que Ele distribuiu entre todos os envolvidos, usando a arte de forma excelente para comunicação do evangelho - seria melhor adia-lo para o proximo ano.
O musical não foi cancelado, ele foi apenas adiado para o primeiro semestre de 2009.
O texto, personagens, musicas... etc... tudo irá se manter. Continuo contando com vocês na equipe nos proximos meses! :)
Haverá uma programação especial dia 30 (qd seria o musical). Assim q o [diretor de música] me der mais informações repasso pra vcs.
Bom,. gente, era isso! Da minha parte, especialmente, tenho muita paz em relação à esta decisão tomada. e sei q o [diretor de música] tb. Não foi fácil! Muitas vezes a gente acha que pedir orientação de Deus é esperar só respostas positivas. Tivemos a experiência esta semana de ouvir o Senhor dando um breque há um mês de um projeto que estamos trabalhando desde abril. Mas Ele é soberano :)
Estou com o coração muito grato, MUITO mesmo, à Deus pela vida de vcs, por toda ajuda, idéias, surtos, talento e dedicação de cada um! de verdade... obrigada MESMO! Que venha 2009! :)
Beijo grande e excelente pra vcs!!
[Maria] :)"'
Deu pra entenderem? Deus responde, sim, a algumas de nossas inquietações pra nos ensinar a ficarmos quietos de vez em sempre... E não responde a tudo porque tudo o que ele faz é para o nosso crescimento nEle, pra nos aninharmos nEle e dependermos ainda mais dEle. Se soubéssemos de todas as coisas boas que fizemos e que surtiram em bons efeitos por aí, afffff... haja vassourinha pra tirar a purpurina... Ele quer que saiamos justamente da crise de holofotite!!! Nada de egotrips... No meu caso, ele me tirou do cenário pra mostrar que por detrás dos bastidores é ele quem mexe as cordinhas para o abrir e fechar das cortinas.
É isto. No more comments...
Et carpe Dominum aeternam...