quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SIM, SIM. NÃO, NÃO.

O que vou escrever aqui é muito sério. E denso. É sobre a ira de Deus. Fala-se tanto que Deus é amor que se esquecem de outros atributos Seus no mínimo polêmicos. Mas isso é porque o Homem questiona demais.

Deus é bom. Isto é fato. Aliás, até mesmo Jesus disse que bom, só o Pai. Mas há faces de Deus que nem todos gostam de saber que existem. Deus é justo e santo! Nada nem ninguém poderia estar diante dEle e viver! Somos pecadores desde o início. Tudo poderia ser completamente diferente se o ser humano não tivesse desobedecido e caído. E como Deus não admite o pecado, por causa da nossa falhabilidade, jamais poderemos chegar ou voltar à altura que nos aproxima dEle como tudo foi criado, lá no início. E a partir disto é que podemos escolher estar com Ele ou longe dEle. Claro que, para todas as escolhas, há consequências.

Se eu escolhesse ficar longe de Deus, vivendo à Sua revelia (embora Ele saiba de todas as coisas, nada passa desapercebido de Seus olhos), teria que arcar com as mazelas que essa escolha traz. Temos inúmeros exemplos na Bíblia que demonstram como é duro decidir por estar fora do raio de ação de Deus. Povos e nações provaram da disciplina dEle de diversas maneiras. E aqui é que entra o lado que ninguém quer ver.

Desde sempre, Deus se utiliza das forças da natureza para disciplinar a Humanidade. O livro de Rute começa contando que a terra estava passando por uma seca tremenda. E o livro anterior, Juízes, termina com o versículo: "Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo". O ser humano estava então sofrendo as consequências por ter escolhido o caminho sem buscar a Deus.

É muito triste ver famílias padecerem com essas enchentes que têm assolado alguns Estados do nosso país. Foi muito triste ver um país ficar chafurdado na lama por causa de uma tsunami. Ou outro por um furacão. Ou ainda uma fome que não acaba, uma seca que não se detém. A pergunta que lanço é: qual é a relação que existe entre essas nações e Deus? Que caminho eles, em sua maioria, resolveram seguir? O do seu próprio entendimento ou o da sabedoria do Senhor?

Agora trago a outra parte, em que escolher os ensinamentos do Pai significa aceitar a disciplina por causa de algum erro. No mesmo livro de Rute, houve quem escolhesse estar dentro da área da misericórdia divina. A sogra de Rute voltou para sua terra mesmo com as notícias de que não havia comida. E junto com Rute se submeteu ao desígnio de Deus para aquele momento. E foram bem sucedidas e tremendamente abençoadas. Em nenhum tempo passaram forme. Segundo o velho testamento, estar no raio de ação de Deus, é receber ensinamentos e disciplina amorosos. É contar com seu amor, graça e misericórdia. Em 2 Samuel 24.11-17, Davi havia cometido um pecado grave e, com remorso, implorou perdão de Deus. Este deu a ele três alternativas para que escolhesse: três anos de fome na terra em que vivia, três meses fugindo dos adversários ou três dias de praga na sua terra. (Caraca! O que poderia ser melhor dentre essas coisas?!) Mas ele pensou muito bem e respondeu que preferiria "cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens" (v.14) Mesmo não tendo alternativas melhores, Davi decidiu passar por adversidades estando debaixo da mão de Deus. Ele, sim, nos coloca a pressão correta e adequada. Nada que não possamos suportar. Porém, tudo na base do Seu amor e graça infindáveis! A natureza continuará a ser manipulada pelo seu Criador. Mas a seus filhos ele pode livrar.

Deus disciplina Seus filhos. Isto é sinônimo de amor. A epístola aos Hebreus no capítulo 12, versículos 5 a 6, insta para que, como filhos, não desprezemos a disciplina que vem do Senhor. Nem que fiquemos magoados com a repreensão dEle porque ele a faz a quem ama. O castigo (sim, Deus castiga!) ele dá aos seus filhos também. Todo o pai que ama seu filho quer seu bem para que se torne um indivíduo correto, justo e íntegro. Que saiba discernir entre o bem e o mal. Que saiba temer, sem tremer, à sua autoridade.

A bondade do Senhor está atrelada a outro atributo Seu, a santidade! E nenhum deles anda separado. Pelo contrário, são intrinsecamente auto-existentes. Não há como dissociar nenhuma das facetas de Deus. Andam juntas por causa exatamente da justiça que nEle se encerra. Ele é perfeito em todo o Seu ser.

Ao ver na televisão as catástrofes naturais que têm ceifado vidas e arrasado cidades, não culpe a Deus. Também não martirize o ser humano. Todos nós temos responsabilidade por nossos atos e escolhas. Temos que amadurecer ao ponto de entender que os atos de Deus são soberanos. Ele nos criou, ele nos tirará a vida. A maneira disto é que Lhe compete mediante a decisão que tomarmos. Seguí-lo da maneira como Ele deseja, ou não. E aguente firme o que virá a seguir!!

Realmente, viver nesse mundo, caído como está, é estar sujeito a situações de grande intensidade como a morte. Mas a morte em si não é o problema. O grande "x" da questão é saber para onde se vai a partir dela; que tipo de esperança nos move. Eu bem sei em quem tenho crido, e estou bem certa que é poderoso pra guardar o meu tesouro até o dia final. Este com dor ou sem dor. Você tem essa esperança? O que prefere, ser disciplinado com justiça para a vida ou para a morte eterna? Perdoem-me a franqueza, mas verdades precisam ser ditas. Vidas dependem disso!


Et carpe veritas.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUER TAMBÉM?

E tenham um excelente dia!

"PAREI DE ORAR

Parei de orar para que meu filho seja responsável.
Parei de pedir para que minha febre baixe.
Parei de rogar para que minha dor de dente diminua.
Parei de intercedor por todos os que vão prestar concurso.

Pelo meu filho/filha não vou pedir que lhe Deus lhe dê responsabilidade. Vou pedir para que Deus o/a livre do mal, como Jó fazia pelos seus. Eu desejo que ele/ela tome responsavelmente os destinos de sua vida, atento as compromissos, vivo para as oportunidades, apesar da superproteção que lhe dedico. Sim, responsabilidade é decisão.
Por causa de minha febre, procurarei um médico, para saber que alerta quer me dar. Deus me fez guardião do meu corpo e vou procurar manter tudo sob controle, cuidando de mim mesmo. Se algo sair do meu controle, depois de ter feito a minha parte, eu me ajoelharei humildemente diante de Deus e pedirei socorro.
Quanto à minha dor de dente, é fruto do meu descaso. Não tenho o direito de incomodar Deus com minha irresponsabilidade. Se for orar por algo, é para que tenha vergonha na cara.
Vou orar pelos que prestam concurso, para um emprego ou para uma universidade, mas só pelos que tiverem estudado, estudado muito. Para estes, vou pedir tranqüilidade emocional, iluminação intelectual e segurança no trajeto.
Oração é coisa séria demais, para ser transformada numa nau a conduzir insensatos."

Pr. Israel Belo - Série "Bom Dia" de textos inspirativos e para-didáticos do seu site ...

NÃO APRENDI A CONTAR NO JARDIM DE INFÂNCIA

No dia em que comemoramos os aniversários da minha mãe e do meu irmão, 60 e 30, respectivamente (?), ela me pediu para dar uma palavrinha. Tarefa fácil, sou matraqueira. Tarefa difícil: o que dizer? Mas logo, me veio Salmo 90.12: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios". Sugeri para que ela comentasse, afinal ela estava chegando numa idade sexy, rsrsrs, sobre o que o salmista Moisés pediu para Deus. Moisés não pediu a sabedoria em si. Ele pediu para aprender a contar os seus dias, assim a alcançaria. Mas o que é isso? Contar os dias?

Se Moisés pediu para que Deus ensinasse, primeiro, ele poderia estar fazendo alguma coisa de errado e a sabedoria que tinha não era suficiente. Talvez sentisse que nem a tivesse. Segundo, Deus certamente teria a melhor forma de contabilizar esses dias. Vamos a ela.

Lemos no velho testamento a cronologia da vida das pessoas. Citando o exemplo do homem mais longevo segundo a Bíblia, Matusalém, avô de Noé, que viveu 969 anos, temos: "Viveu ao todo 969 anos e morreu." (Gn 5.27) Mas Ele também não cita os anos vividos por Caim. Vejam o que Watchamn Nee escreveu a respeito disto no seu livro cujo título é homônimo ao Salmo 90.12:

"Em Gênesis, capítulos 4 e 5, há duas genealogias: a do 4 trata de Caim e a do 5, da genealogia de Sete. Na de Caim não é registrada quantos anos viveu ou quantos foram os seus dias. Não por esquecimento do autor, pois no capítulo 5 o fez claramente, de Adão a Sete e deste até Noé.

Qual a razão dessa diferença? É porque aos olhos de Deus Caim não tem anos a serem contabilizados. Talvez tenha casado, tido filhos e vivido muitos anos, porém Deus não os considerou. Simplesmente os ignorou. Aos olhos de Deus este homem nunca viveu; mesmo quando vivia, estava morto. Por isso seu nascimento foi registrado (que equivale à morte) e não sua morte. Já que, para Deus, ele não viveu, então não tem números para contabilizar e, também não morreu.
"

Já no novo testamento, na carta de Tiago, Deus nos dá sabedoria se a pedirmos. E não nos a joga no rosto ("Toma! Se vira!"), porém nos dá com liberalidade (aquela mesma que precede o nosso dar o dízimo e as ofertas...), em quantidade!! Há até o mito de que quem tem cãs (cabelos brancos) sinaliza muita sabedoria. Bem, como disse, é mito, porque tem muito idoso ruim de coração por aí. Com sabedoria zero. E anos de igreja também não denotam que ela exista aos cântaros. Salomão a pediu, recebeu e não era idoso.

Um dos melhores teólogos para se ler, W. A. Tozer, nos convida a refletir sobre o nosso posicionamento diante de Deus:

“Se não formos profundamente iluminados pelo Espírito da verdade, o passar do tempo não nos ajudará. Ao contrário, servirá para confirmar nossa carnalidade. Existe uma coisa chamada senilidade espiritual. É o resultado do malogro, durante prolongado período de tempo, em não viver à luz da verdade revelada; e qualquer um de nós poderá cair nisso, a menos que andemos com humildade e prudência.”

Saiba conduzir-se diante do Senhor dos números, crescendo e vivendo nas coisas dEle, aprendendo dEle, fazendo Sua vontade. Este é o melhor caminho para bem contar seus dias e então achar uma soma deles suficiente que lhe dê um coração sábio. Não espere chegar a idade avançada para alcançá-lo, ok?

Já vou, que tenho que fazer o almoço...

Et carpe computare.

domingo, 2 de janeiro de 2011

ANO NOVO, BLOG NOVO, HOBBY NOVO!!

Para estrear 2011, resolvi mudar a carinha deste blog, colocando de fundo uma peça de arte em Patchwork. Isto retrata minhas segundas intenções...

Aqui em Manaus me descobri pela segunda vez na vida!! Assim, de um modo demarcatório. A primeira foi saber que reger faz parte da minha alma. Agora, quero dizer que também AMO artes manuais. Bem diferente dos cursinhos de pintura em tecido ou tela quando era adolescente. Ou do plastimodelismo que aprendi a gostar por "culpa", grata culpa, do meu amado esposo. Simplesmente me descobri amando fazer apliques de fuxico. E a minha próxima etapa é aprender a costurar bolsas em patchwork. Daí, juntando as coisas, faturar um pouquinho, até mais do que já tenho faturado. Bastante coisa para 2011, mesmo!! Mas me aguardem, creio que coisas acontecerão!!

Fiquei pensando se eu não estaria fugindo do foco. Mas depois percebi que dar vazão à minha veia artística não se limita somente à música. Afinal, venho de uma família cujas mulheres são todas artistas e artesãs. E sou plural assim. Aliás, acho que sempre fui uma pessoa plural. Meus gostos e afinidades são muitos, em todas as áreas. E sei que dar uma peneirada nisso tudo é mais sensato porque senão posso correr o risco de nada sair direito.

Dessa maneira, assegurem-se de que este será um ano de muita criatividade! Muita comelança em artesanato! E fotos virão! Este blog estará mais colorido neste ano!!


Et carpe ars.