Se Moisés pediu para que Deus ensinasse, primeiro, ele poderia estar fazendo alguma coisa de errado e a sabedoria que tinha não era suficiente. Talvez sentisse que nem a tivesse. Segundo, Deus certamente teria a melhor forma de contabilizar esses dias. Vamos a ela.
Lemos no velho testamento a cronologia da vida das pessoas. Citando o exemplo do homem mais longevo segundo a Bíblia, Matusalém, avô de Noé, que viveu 969 anos, temos: "Viveu ao todo 969 anos e morreu." (Gn 5.27) Mas Ele também não cita os anos vividos por Caim. Vejam o que Watchamn Nee escreveu a respeito disto no seu livro cujo título é homônimo ao Salmo 90.12:
"Em Gênesis, capítulos 4 e 5, há duas genealogias: a do 4 trata de Caim e a do 5, da genealogia de Sete. Na de Caim não é registrada quantos anos viveu ou quantos foram os seus dias. Não por esquecimento do autor, pois no capítulo 5 o fez claramente, de Adão a Sete e deste até Noé.
Qual a razão dessa diferença? É porque aos olhos de Deus Caim não tem anos a serem contabilizados. Talvez tenha casado, tido filhos e vivido muitos anos, porém Deus não os considerou. Simplesmente os ignorou. Aos olhos de Deus este homem nunca viveu; mesmo quando vivia, estava morto. Por isso seu nascimento foi registrado (que equivale à morte) e não sua morte. Já que, para Deus, ele não viveu, então não tem números para contabilizar e, também não morreu."
Já no novo testamento, na carta de Tiago, Deus nos dá sabedoria se a pedirmos. E não nos a joga no rosto ("Toma! Se vira!"), porém nos dá com liberalidade (aquela mesma que precede o nosso dar o dízimo e as ofertas...), em quantidade!! Há até o mito de que quem tem cãs (cabelos brancos) sinaliza muita sabedoria. Bem, como disse, é mito, porque tem muito idoso ruim de coração por aí. Com sabedoria zero. E anos de igreja também não denotam que ela exista aos cântaros. Salomão a pediu, recebeu e não era idoso.
Um dos melhores teólogos para se ler, W. A. Tozer, nos convida a refletir sobre o nosso posicionamento diante de Deus:
“Se não formos profundamente iluminados pelo Espírito da verdade, o passar do tempo não nos ajudará. Ao contrário, servirá para confirmar nossa carnalidade. Existe uma coisa chamada senilidade espiritual. É o resultado do malogro, durante prolongado período de tempo, em não viver à luz da verdade revelada; e qualquer um de nós poderá cair nisso, a menos que andemos com humildade e prudência.”
Saiba conduzir-se diante do Senhor dos números, crescendo e vivendo nas coisas dEle, aprendendo dEle, fazendo Sua vontade. Este é o melhor caminho para bem contar seus dias e então achar uma soma deles suficiente que lhe dê um coração sábio. Não espere chegar a idade avançada para alcançá-lo, ok?
Já vou, que tenho que fazer o almoço...
Et carpe computare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário