terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NÃO APRENDI A CONTAR NO JARDIM DE INFÂNCIA

No dia em que comemoramos os aniversários da minha mãe e do meu irmão, 60 e 30, respectivamente (?), ela me pediu para dar uma palavrinha. Tarefa fácil, sou matraqueira. Tarefa difícil: o que dizer? Mas logo, me veio Salmo 90.12: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios". Sugeri para que ela comentasse, afinal ela estava chegando numa idade sexy, rsrsrs, sobre o que o salmista Moisés pediu para Deus. Moisés não pediu a sabedoria em si. Ele pediu para aprender a contar os seus dias, assim a alcançaria. Mas o que é isso? Contar os dias?

Se Moisés pediu para que Deus ensinasse, primeiro, ele poderia estar fazendo alguma coisa de errado e a sabedoria que tinha não era suficiente. Talvez sentisse que nem a tivesse. Segundo, Deus certamente teria a melhor forma de contabilizar esses dias. Vamos a ela.

Lemos no velho testamento a cronologia da vida das pessoas. Citando o exemplo do homem mais longevo segundo a Bíblia, Matusalém, avô de Noé, que viveu 969 anos, temos: "Viveu ao todo 969 anos e morreu." (Gn 5.27) Mas Ele também não cita os anos vividos por Caim. Vejam o que Watchamn Nee escreveu a respeito disto no seu livro cujo título é homônimo ao Salmo 90.12:

"Em Gênesis, capítulos 4 e 5, há duas genealogias: a do 4 trata de Caim e a do 5, da genealogia de Sete. Na de Caim não é registrada quantos anos viveu ou quantos foram os seus dias. Não por esquecimento do autor, pois no capítulo 5 o fez claramente, de Adão a Sete e deste até Noé.

Qual a razão dessa diferença? É porque aos olhos de Deus Caim não tem anos a serem contabilizados. Talvez tenha casado, tido filhos e vivido muitos anos, porém Deus não os considerou. Simplesmente os ignorou. Aos olhos de Deus este homem nunca viveu; mesmo quando vivia, estava morto. Por isso seu nascimento foi registrado (que equivale à morte) e não sua morte. Já que, para Deus, ele não viveu, então não tem números para contabilizar e, também não morreu.
"

Já no novo testamento, na carta de Tiago, Deus nos dá sabedoria se a pedirmos. E não nos a joga no rosto ("Toma! Se vira!"), porém nos dá com liberalidade (aquela mesma que precede o nosso dar o dízimo e as ofertas...), em quantidade!! Há até o mito de que quem tem cãs (cabelos brancos) sinaliza muita sabedoria. Bem, como disse, é mito, porque tem muito idoso ruim de coração por aí. Com sabedoria zero. E anos de igreja também não denotam que ela exista aos cântaros. Salomão a pediu, recebeu e não era idoso.

Um dos melhores teólogos para se ler, W. A. Tozer, nos convida a refletir sobre o nosso posicionamento diante de Deus:

“Se não formos profundamente iluminados pelo Espírito da verdade, o passar do tempo não nos ajudará. Ao contrário, servirá para confirmar nossa carnalidade. Existe uma coisa chamada senilidade espiritual. É o resultado do malogro, durante prolongado período de tempo, em não viver à luz da verdade revelada; e qualquer um de nós poderá cair nisso, a menos que andemos com humildade e prudência.”

Saiba conduzir-se diante do Senhor dos números, crescendo e vivendo nas coisas dEle, aprendendo dEle, fazendo Sua vontade. Este é o melhor caminho para bem contar seus dias e então achar uma soma deles suficiente que lhe dê um coração sábio. Não espere chegar a idade avançada para alcançá-lo, ok?

Já vou, que tenho que fazer o almoço...

Et carpe computare.

Nenhum comentário: